Programa IRPF 2020: Baixar Programa Imposto de Renda

A declaração anual do Imposto de Renda é feita por meio do programa IRPF 2020. Um software disponibilizado pela Receita Federal justamente para o preenchimento e envio da declaração. O programa IRPF 2020 pode ser baixado gratuitamente, em dispositivos móveis e computadores.

Programa IRPF 2020

Programa IRPF 2020

Imposto de Renda 2020

Gerenciado pela Receita Federal, o Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF é um tributo anual, que cobra uma taxa ao trabalhador referente aos seus ganhos do ano anterior.

O IRPF é destinado a todos aqueles que receberam renda anual tributável, ou seja, com cobrança de impostos, superior a R$28.559,70. Ou ainda, que somaram rendimentos anual sem cobrança de impostos acima de R$40.000,00.

Este grupo de pessoas é obrigado a declarar quais foram os seus ganhos, e indicar quais foram os seus gastos. Incluindo as despesas com seus dependentes.

O valor total de lucro deve ser multiplicado por uma alíquota e o resultado é a quantia que deve ser paga à Receita.

O pagamento pode ser feito em até oito vezes, mas com acréscimo no valor original.

A declaração precisa ser entregue no mês de Abril, e neste caso entra a importância do programa IRPF 2020 para que os contribuintes possam preencher o documento.


Como fazer a declaração IRPF 2020?

O programa IRPF 2020, utilizado para o preenchimento da declaração, possuí ferramentas de ajuda e orientação sobre como fazer a declaração IRPF 2020.

De uma forma geral, o contribuinte deve ter ciência de que precisa indicar todos os seus lucros e os gastos daquele ano. Pois, deixar de incluir algo pode ser classificado como sonegação de imposto, cabendo processo judicial.

Para aqueles que já declaram o imposto, o indicado é copiar as informações do ano anterior e acrescentar outros serviços ou retirar os que não cabem mais.

No caso da primeira declaração as ferramentas indicarão o cadastro do trabalhador e em seguida será necessário incluir os lucros e depois as despesas. Inclusive, o que é gasto com os dependentes, que são esposa (o), filhos e enteados.

Ao final do preenchimento o sistema pode indicar que existem pendências. Quando for sinalizado erro significa que houve erro de digitação e será necessário corrigir para finalizar a entrega.

Na sinalização de avisos, representa que alguns itens não obrigatórios deixaram de ser preenchidos. Por exemplo, o número do título de eleitor. No entanto, isto não impede que seja finalizado o preenchimento.


Programa IRPF 2020

A Receita Federal deixa disponível aos contribuintes 3 formas para fazer a declaração.

Todas incluem a adesão ao programa IRPF 2020, programas que pertencem a diferentes sistemas.

Mas, se você desejar obter o extrato do IRPF 2020, clique aqui e conheça o portal e-Cac

As opções são:

  • Programa Gerador de Declaração (PGD);
  • Serviço “Meu Imposto de Renda” no portal e-CAC;
  • Aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

A primeira alternativa é mais aderida por quem possuí computadores ou notebooks e desejam baixar o programa e armazena-lo no sistema do dispositivo.

Para a segunda opção, o contribuinte precisa ter o código de acesso ou o certificado digital para acessar o portal e-CAC e realizar a consulta ao IRPF 2020. Esse não é um programa, mas sim um portal que pode ser acessado via internet.

E a terceira opção é um aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets que fica armazenado no sistema do aparelho.


Baixar programa IRPF 2020

O aplicativo deve ser baixado na loja Google Play para celulares com sistema Android, ou no App Store para celulares de sistema IOS.

E para baixar programa IRPF 2020 em computadores e notebook, veja como fazer:

  • Acesse o portal do IRPF e clique na opção ‘Download do programa’;

  • Em ‘Computador’ escolha qual a opção de sistema do seu computador;

  • Leia as instruções, e em seguida clique no link de ‘Programa IRPF’. Automaticamente o programa será baixado no seu dispositivo.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Programa IRPF 2020: Baixar Programa Imposto de Renda

Leave a Reply