Imposto de Renda MEI 2020: Declaração MEI IRPF

A declaração do Imposto de Renda MEI 2020 dependerá exclusivamente da renda que a pessoa jurídica e a pessoas física realizarem no ano anterior ao que será declarado. Se você é possui um MEI e tem dúvidas de como declarar o imposto de renda, continue lendo esse artigo para ter informações completas sobre Imposto de Renda MEI 2020.

Imposto de Renda MEI 2020

Imposto de Renda MEI 2020

Imposto de Renda MEI 2020

Quando o dono de empresa precisa pagar o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e é MEI, às vezes pode se confundir com a pessoa física.

Isso ocorre porque as duas são representadas pela mesma pessoa física, porém, quando essa pessoa tem um pequeno negócio e deseja se tornar jurídica, ela cria um MEI.

Não é necessário grandes patrimônios ou uma vasta empresa, bastando apenas que uma única pessoa que tenha o interesse em tornar jurídico solicite o cadastro no MEI e pague o DARF.

✓ Veja como não cair na Malha Fina IR 2020

Por esse motivo, muitas vezes surgem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2020 MEI, se essa declaração será através de pessoa física ou através de pessoa jurídica.

É importante ressaltar que é as duas pessoas, tanto física quanto a jurídica, não se confundem. Devendo cada uma declarar o imposto de renda de acordo com os patrimônios e as rendas que tiveram no ano anterior.

Dessa forma o indivíduo irá fazer duas declarações, uma para pessoa física quando necessário e uma outra para pessoa jurídica.

A declaração de Imposto de Renda MEI 2020 é feita através da declaração anual do Simples Nacional do MEI (DANS-SIMEI).

É importante lembrar que uma declaração não exclui a outra, tendo que fazer um levantamento entre as duas para saber qual precisará ser declarado e qual poderá ser isenta.

A melhor alternativa nesse caso, e para não errar, é procurar um contador.


Imposto de Renda MEI 2020 pessoa física

Se você possui é Microempreendedor Individual – MEI, e possui uma renda decorrente da empresa ou de outra fonte, deverá ficar atento às regras para declaração de Imposto de Renda MEI 2020 Pessoa Física.

Isso porque, independentemente da declaração da pessoa jurídica quanto MEI, a pessoa física ainda poderá precisar declarar o imposto de renda.

A pessoa física e pessoa jurídica não se confundem, como já informamos, e mesmo declarando através da pessoa jurídica, se você possuir uma renda superior a R$28.559,70 ainda deverá declarar o imposto de renda como pessoa física.


Como declarar Imposto de Renda MEI? 

Realizar a declaração do Imposto de Renda MEI 2020é mais simples do que se imagina.

Não precisa instalar nenhum programa, basta apenas acessar a página do Simples Nacional e buscar pela opção “cálculo e declaração” encontrada na janela do Simei.

Para entender melhor, veja o passo a passo:

  • Acesse o site do Simples Nacional e na janela do Simei busque por “cálculo e declaração”;
  • Selecione o link Declaração Anual Simplificada para MEI;
  • Digite o CNPJ e os caracteres;
  • Preencha todos os dados solicitados e por fim, informe todas as despesas e rendas que foram auferidas no ano anterior.

Importante declarar o Imposto de Renda MEI 2020 dentro do prazo, caso isso não ocorra, o declarante poderá receber uma multa de até 20% do imposto devido e ficará impedido de gerar o DARF e pagar o carnê que o deixa em dia com o Simples Nacional.

Dessa forma não conseguirá dar continuidade a sua empresa de forma plena ficando inclusive impedido de realizar financiamentos bancários

É importante lembrar que a declaração de pessoa física e pessoa jurídica não se confundem, ou seja, uma não isenta a outra.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Imposto de Renda MEI 2020: Declaração MEI IRPF

Leave a Reply