Muitos contribuintes sabem quais são as despesas dedutíveis mais comuns do Imposto de Renda, como saúde e educação, mas alguns gastos que englobam esses dois itens podem entrar na lista de despesas indedutíveis. É o caso do material escolar, por exemplo, considerado uma das indedutíveis. Entenda o que são despesas dedutíveis e indedutíveis do Imposto de Renda a seguir!

Despesas dedutíveis e indedutíveis do Imposto de Renda
Para ajudar os cidadãos que vão fazer a declaração do Imposto de Renda, selecionamos neste artigo uma lista de deduções do IR, além de despesas que não entram na declaração para fins de restituição. Acompanhe!
✓ Mudanças do Imposto de Renda 2020 causadas pelo coronavírus
Contents
Qual melhor tributação do Imposto de Renda: completa ou simplificada?
Antes de você pensar em fazer suas deduções, é necessário escolher, no ato da declaração, se você prefere a tributação simplificada ou completa.
A tributação completa confere ao contribuinte o direito de deduzir diversos gastos, enquanto que a tributação simplificada permite 20% de desconto sobre a renda tributável.
No entanto, o programa gerador do Imposto de Renda da Receita Federal revela, no final, qual dos dois modelos é o melhor para o seu perfil. Dessa forma, fica mais fácil optar pelo o que for mais vantajoso.
Quais são as despesas que podem ser dedutíveis do Imposto de Renda?
As despesas dedutíveis do Imposto de Renda são aquelas que reduzem a base de cálculo, diminuindo o montante total a pagar, porque a alíquota que incidir sobre ele também cai.
Veja abaixo a lista completa de deduções para você conseguir reduzir o valor a pagar e aumentar a restituição:
- Saúde – Consultas médicas, dentista, psicólogo, exames laboratoriais, fisioterapia, etc. Ou seja, despesas dedutíveis e de caráter vital para a saúde do cidadão;
- Educação – Fazem parte da lista os gastos com a educação normal, da infância ao ensino superior, até o máximo de R$ 3.561,60, desde que os estudantes tenham no máximo 24 anos;
- Dependentes – São considerados despesas dedutíveis do Imposto de Renda, dependentes de até 21 anos, sendo portadores de deficiência ou não, podendo ser deduzidos até o máximo de R$ 2.275,08;
- Pensão Alimentícia – Acordo judicial de pensão alimentícia dá direito a deduzir o IRPF sobre o valor acertado na justiça;
- Previdência – Dedução integral para contribuintes do INSS, e 12% para quem paga a Previdência privada (PGBL e Fapi), sendo contribuinte da Previdência Social também.
✓ Saiba como usar o programa IRPF 2021
Quais são as despesas que podem ser indedutíveis do Imposto de Renda?
Já vimos as despesas dedutíveis, mas temos uma série de itens dentro da lista de deduções do IR que, mesmo representando um gasto significativo, ainda assim, tais despesas são indedutíveis do Imposto de Renda 2021.
✓ Veja a lista completa de deduções do IR 2020
Veja o que você NÃO pode incluir em sua lista de deduções IRPF:
Sobre saúde
- Clareamento dentário;
- Tratamentos de beleza, como drenagem linfática e depilação;
- Cirurgia estética;
- Aparelhos de surdez;
- Óculos de grau;
- Lentes de contato;
- Seguro de vida;
- Exames de DNA;
- Vacinas;
- Medicamentos;
- Academia;
- Despesas com veterinário.
Sobre educação
- Cursos extracurriculares;
- pré-vestibular;
- Idiomas;
- Aulas particulares;
- Material didático;
- Uniforme;
- Transporte escolar.
Sobre bens
- Doação para dependentes;
- Financiamento ou pagamento de veículo ou imóvel, incluindo aluguel.
Outro tipo de despesa indedutível do Imposto de Renda é o empregado doméstico. Os empregadores não podem usar o valor gasto na contratação de empregados domésticos para fazer deduções, visto que, o projeto não foi prorrogado no Congresso Nacional.
Essas foram as despesas dedutíveis e indedutíveis do Imposto de Renda. Mais informações atualizadas sobre o Fisco referentes a deduções você terá neste artigo. Não deixe de conferir também nossos textos sobre declaração e restituição do IRPF!