Mudanças do Imposto de Renda 2020 causadas pelo coronavírus

Após o anúncio da pandemia do coronavírus (COVID-19), uma dúvida surgiu sobre a entrega do Imposto de Renda 2020: o coronavírus pode causar adiamento no prazo de entrega? Apesar da tentativa, a Receita Federal ainda mantém a data de 30 de abril para o Imposto de Renda 2020.

O que o coronavírus pode causar na entrega do Imposto de Renda 2020
Mas, tudo pode mudar do dia para noite, já que os lotes de restituição serão adiantados para ajudar na economia do país.
Além disso, há solicitação do SindiFisco (Sindicato dos auditores fiscais da Receita Federal) para prorrogar o prazo de entrega do IRPF 2020 em meio ao coronavírus.
Saiba mais sobre o que pode mudar nos prazos da declaração IR diante da pandemia no Brasil. Acompanhe!
Coronavírus pode causar prorrogação no prazo de entrega do Imposto de Renda 2020?
Apesar do coronavírus, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 ainda se mantém em 30 de abril.
Desde que o Ministério da Saúde anunciou a pandemia do COVID-19, mas conhecido como coronavírus, os governadores e prefeitos das cidades têm se articulado para proteger a população e evitar o alastramento do vírus.
Isso inclui o SindiFisco e o primeiro-vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), que solicitaram a prorrogação do prazo de entrega, levando-se em conta que muitos contribuintes não poderão reunir toda a documentação para levar ao contador, uma vez que o acesso às ruas ficou restrito.
Além disso, segundo o Sindicato para o site de economia do UOL, o estado de calamidade pública declarado no país obriga a Receita a reduzir seu quadro de funcionários, o que poderia impactar no atendimento aos contribuintes.
“Os contribuintes encontrarão dificuldades em contatar seus contadores ou em recolher todos os documentos necessários para o preenchimento da declaração do IRPF, por restrições ou dificuldades de deslocamento, com especial ênfase aos profissionais da saúde e de segurança pública […]
O Fisco também destacou que o adiamento de 30 dias não seria prejudicial às contas públicas do país.
Coronavírus pode adiantar a restituição IR 2020
Outro ponto em discussão sobre o que o coronavírus pode causar na entrega do Imposto de Renda 2020 é sobre a restituição.
A Receita Federal recebeu pedidos do Sindicato dos auditores fiscais para dar prioridade na análise de restituições do IRPF 2020 e adiantar os lotes de pagamentos.
Os lotes de restituição seriam finalizados apenas em setembro, mas, se a medida for adotada, é possível que as análises sejam concluídas até final de agosto.
Como declarar Imposto de Renda 2020 em meio a pandemia?
É importante que você não deixe o coronavírus causar atraso na entrega da sua declaração do Imposto de Renda 2020. Se você já reuniu os documentos e sabe declarar o imposto, faça isso até 30 de abril.
Mas, se você não sabe como declarar IR, nós vamos ensinar o passo a passo. Primeiro, será necessário baixar o programa do IRPF, instalar e, por fim, fazer a declaração.
Baixando o programa
- Acesse o site da Receita Federal → Clicando aqui;
- Escolha a plataforma e o sistema operacional;
- Clique em “Programa IRPF 2020”, em “Para elaborar declaração”.
Instalando o programa do Imposto de Renda
- Clique duas vezes sobre o arquivo baixado. Vai surgir a pergunta se você deseja permitir que o aplicativo faça alterações no seu dispositivo. Clique em “Sim”;
- Avance para a próxima janela, clicando em “Sim”;
- Siga em “Avançar” nas próximas telas e aguarde a instalação.
Declarando o Imposto de Renda 2020
- Importe os dados da última declaração ou clique em “Criar nova declaração”;
- Preencha ou atualize o formulário com seus dados;
- Inclua os dependentes (se tiver) na aba “Dependentes”;
- Informe os seus rendimentos durante o ano-calendário, no caso, 2019;
- Em “Imposto de Renda retido na fonte”, inclua gastos com educação, saúde, “Carnê-Leão”, e outras deduções (quando optar pelo modelo completo para ter direito a restituição, se for o caso);
- Forneça informações sobre seus bens e direitos, como imóveis, por exemplo;
- Vá em “Pendências” para saber se não tem nada de errado.
A partir de agora, você deve escolher entre Declaração Simplificada ou Completa, se não houver pendências. Caso haja algum dado pendente, volte para corrigir.
Portanto, não espere o governo decidir se muda ou não o prazo de entrega do Imposto de renda 2020 devido ao coronavírus. Envie sua declaração até 30 de abril!