A consulta IRPF 2020 é válida para dois processos que envolvem o imposto: consulta da restituição, e confirmação da declaração. Para fazer a consulta IRPF 2020 é necessário ter acesso à internet, já que a verificação acontece exclusivamente no portal da Receita Federal.

Consulta IRPF 2020
Contents
Sobre o Imposto de Renda 2020
O Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), são obrigatoriedades impostas no Brasil para que empresas e trabalhadores declarem os seus ganhos à Receita Federal.
Todos os anos é necessário que este documento seja preenchido. Uma ficha eletrônica em que devem ser inseridos todos os ganhos e gastos do ano base, que represente o ano ano anterior ao de declaração.
Além de informar os seus lucros e perdas, o trabalhador deve pagar ao Governo Federal uma taxa referente aos seus ganhos. O valor pago varia conforme o salário bruto mensal do declarante. E pode ser de no mínimo 7,5% e no máximo 27,5%.
Esta é uma forma de contribuir com a Receita e de informar ao Governo que todas as compras e vendas realizadas naquele ano, foram judicialmente corretas. Isto é, contaram com pagamentos de impostos e taxas.
Declaração do Imposto de Renda 2020
Antes de fazer a consulta Imposto de Renda 2020, é necessário que a declaração Imposto de Renda 2020 seja realizada corretamente. O documento é preenchido de forma virtual, nos programas disponibilizados pela Receita.
Aqueles que omitirem algum tipo de ganho ou gasto, poderão cair na malha fina IR 2020.
Isto significa que após a declaração, a Receita Federal analisa todas as fichas preenchidas e caso identifique algum erro pode solicitar que o declarante seja submetido a processo judicial.
Alguns motivos levam ao erro, por exemplo:
- Erro de digitação;
- Omitir gastos;
- Omitir ganhos;
- Gastos com saúde, educação, aluguel e pensões devem ser incluídos.
A Receita entende que caso não sejam incluídos dados importantes, o trabalhador ou a empresa estão sonegando impostos, o que por lei é incorreto.
Na declaração, que normalmente é feita no mês de Abril, é preciso estar atento a todos os detalhes.
Dentro do prazo estipulado para consulta IRPF 2020 e entrega é possível refazer o documento solicitando a retificação, alterando dados incorretos.
Restituição Imposto de Renda 2020
A maioria dos contribuintes realizam a consulta IRPF 2020 para verificar se têm direito a restituição Imposto de Renda 2020.
A restituição é um valor pago as pessoas que contribuíram à mais com o imposto. Quer dizer, pagaram mais que deveriam. E por isso, o Governo deve devolver este valor.
Um bom exemplo de pessoas com direito ao pagamento da restituição, são os profissionais assalariados que pagam a taxa do imposto em cotas descontadas da folha de pagamento e depois recebem essa diferença.
O pagamento é efetuado em lotes, normalmente de junho a dezembro. E a restituição deve ser depositada na conta corrente do contribuinte.
Consulta IRPF 2020
A realização da consulta Imposto de Renda 2020 é feita em dois principais casos.
Quando o trabalhador deseja verificar a liberação da restituição, ou quando quer acompanhar a entrega da declaração e confirmar que não caiu na malha fina.
Nos dois processo a forma de consulta é via internet. De modo simples e rápido, você pode fazer um dos procedimentos que é essencial para o declarador.
Como fazer sua consulta IRPF 2020
Consulta restituição Imposto de Renda 2020:
- Acesse a página do IR no site da Receita Federal, e na opção ‘Restituição’ clique em ‘Consulta à restituição’;
- Insira os dados necessários e selecione ‘Consultar’.
Consulta declaração Imposto de Renda 2020:
- Acesse o portal e-CAC e preencha aos dados solicitados;
- Agora, selecione ‘Declarações e Demonstrativos’ e em seguida opte por ‘Extrato do Processamento da DIRPF’;
- A lista com as declarações enviadas ficará disponível. Caso hajam erros e a possibilidade de retificação, haverá um ícone para que a mesma seja feita.