Calendário Restituição IR 2020: Consulta Lotes

Os contribuintes que já fizeram o pagamento e envio da declaração do Imposto de Renda, uma dúvida que sempre chega após esse período, que é sobre quem poderá receber o pagamento da restituição e quando será liberado o calendário Restituição IR 2020. Para que você possa fazer uma consulta e ter acesso a todas as informações sobre o calendário Restituição IR 2020, continue lendo este post para ficar mais informações!  

Calendário Restituição IR 2020

Calendário Restituição IR 2020

Restituição Imposto de Renda

Tanto para quem declarou e pagou o IRPF 2020 quanto o IRPJ 2020, existe a chance de receber a devolução de parte deste pagamento feito para a Receita Federal. 

Esta devolução detém o nome de Restituição Imposto de Renda 2020, e por meio dela, todos os contribuintes que obtiveram descontos a partir das deduções em suas declarações, poderão ter parte do seu dinheiro devolvido. 

Para que o contribuinte possa ter direito a receber essa Restituição, ele deverá primeiro ter cumprido todos os procedimentos anteriores dentro de seus respectivos prazos. 

Sendo ainda necessário que aguarde a época de liberação dos pagamentos e por sua vez, espere até que chegue a época do seu pagamento de acordo com o Lote que está enquadrado. 


Como funciona restituição IR 2020? 

Todos os cidadãos que estão dentro das regras de obrigatoriedade de pagamento do Imposto de Renda 2020 e fizeram a declaração e pagaram o valor determinado para elas, podem ter direito a receber a Restituição. 

Esse sistema funciona como uma espécie de “troco”, pois ao fazer o pagamento do IR, o cidadão paga um valor determinado e fixo para ele, sem nenhum tipo de desconto. 

Porém, após o envio de sua declaração Imposto de Renda 2020, a Receita Federal irá analisar todas as deduções que constam na declaração e com isso, fazer um desconto no valor já pago pelo contribuinte. 

O valor do desconto será devolvido para o cidadão diretamente em sua conta bancária de acordo com o Lote de pagamento que ele estiver qualificado, de acordo com o calendário Restituição IR 2020.


Calendário restituição IR 2020 

Para que o contribuinte possa saber quando se dará o início do pagamento de cada um dos Lotes, a Receita Federal libera em todos os anos, um calendário Restituição IR 2020

Este calendário contém as datas de início e término do pagamento de cada um dos contribuintes de acordo com os Lotes de pagamento. 

Veja abaixo o calendário Restituição IR 2020

  • 1° lote: 15/06 
  • 2° lote: 16/07 
  • 3° lote: 15/08 
  • 4° lote: 17/09
  • 5° lote: 15/10 
  • 6° lote: 16/11 
  • 7° lote: 17/12 

O que irá determinar quem irá estar nos primeiros lotes serão características como a idade dos contribuintes, e com quanta antecedência foi enviado e pago o imposto, como esclarecido pelo site Economia UOL, veja a seguir: 

Os lotes da restituição do IR, que serão pagos a partir de junho, priorizam os idosos e pessoas com deficiência e doenças graves.

Após a liberação destes pagamentos, utiliza-se como critério de prioridade a data de entrega da declaração. 


Consulta restituição Imposto de Renda 

Caso o contribuinte deseje verificar a sua situação com a Restituição e ter acesso a um calendário Restituição IR 2020 personalizado para determinar em qual Lote será realizado o seu pagamento, basta fazer uma consulta no site da Receita. 

Veja abaixo como realizar esse procedimento: 

  • Acesso o site oficial e consulta disponibilizado pela Receita Federal, ou clique aqui

calendário Restituição IR 2020

  • Em seguida, digite os dados que forem solicitados, como o seu CPF; 
  • Resolva o problema de segurança gerado pelo site; 
  • Clique em “Consultar”; 
  • Após isso, veja os seus dados da Restituição; 

Ao seguir os passos acima exemplificados, você terá acesso total as informações referentes ao pagamento e ao calendário Restituição IR 2020

E com isso já ficar programado para quando for feito esse pagamento e ainda poderá saber qual será o valor que você irá receber em retorno da Receita Federal.  

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

Calendário Restituição IR 2020: Consulta Lotes

Leave a Reply