Os contribuintes que já fizeram o pagamento e envio da declaração do Imposto de Renda, uma dúvida que sempre chega após esse período, que é sobre quem poderá receber o pagamento da restituição e quando será liberado o calendário Restituição IR 2020. Para que você possa fazer uma consulta e ter acesso a todas as informações sobre o calendário Restituição IR 2020, continue lendo este post para ficar mais informações!

Calendário Restituição IR 2020
Contents
Restituição Imposto de Renda
Tanto para quem declarou e pagou o IRPF 2020 quanto o IRPJ 2020, existe a chance de receber a devolução de parte deste pagamento feito para a Receita Federal.
Esta devolução detém o nome de Restituição Imposto de Renda 2020, e por meio dela, todos os contribuintes que obtiveram descontos a partir das deduções em suas declarações, poderão ter parte do seu dinheiro devolvido.
Para que o contribuinte possa ter direito a receber essa Restituição, ele deverá primeiro ter cumprido todos os procedimentos anteriores dentro de seus respectivos prazos.
Sendo ainda necessário que aguarde a época de liberação dos pagamentos e por sua vez, espere até que chegue a época do seu pagamento de acordo com o Lote que está enquadrado.
Como funciona restituição IR 2020?
Todos os cidadãos que estão dentro das regras de obrigatoriedade de pagamento do Imposto de Renda 2020 e fizeram a declaração e pagaram o valor determinado para elas, podem ter direito a receber a Restituição.
Esse sistema funciona como uma espécie de “troco”, pois ao fazer o pagamento do IR, o cidadão paga um valor determinado e fixo para ele, sem nenhum tipo de desconto.
Porém, após o envio de sua declaração Imposto de Renda 2020, a Receita Federal irá analisar todas as deduções que constam na declaração e com isso, fazer um desconto no valor já pago pelo contribuinte.
O valor do desconto será devolvido para o cidadão diretamente em sua conta bancária de acordo com o Lote de pagamento que ele estiver qualificado, de acordo com o calendário Restituição IR 2020.
Calendário restituição IR 2020
Para que o contribuinte possa saber quando se dará o início do pagamento de cada um dos Lotes, a Receita Federal libera em todos os anos, um calendário Restituição IR 2020.
Este calendário contém as datas de início e término do pagamento de cada um dos contribuintes de acordo com os Lotes de pagamento.
Veja abaixo o calendário Restituição IR 2020:
Lote | Data |
1º lote | 29/05 |
2º lote | 30/06 |
3º lote | 31/07 |
4º lote | 28/08 |
5º lote | 30/09 |
O que irá determinar quem irá estar nos primeiros lotes serão características como a idade dos contribuintes, e com quanta antecedência foi enviado e pago o imposto, como esclarecido pelo site Economia UOL, veja a seguir:
Os lotes da restituição do IR, que serão pagos a partir de junho, priorizam os idosos e pessoas com deficiência e doenças graves.
Após a liberação destes pagamentos, utiliza-se como critério de prioridade a data de entrega da declaração.
Consulta restituição Imposto de Renda
Caso o contribuinte deseje verificar a sua situação com a Restituição e ter acesso a um calendário Restituição IR 2020 personalizado para determinar em qual Lote será realizado o seu pagamento, basta fazer uma consulta no site da Receita.
Veja abaixo como realizar esse procedimento:
- Acesso o site oficial e consulta disponibilizado pela Receita Federal, ou clique aqui;
- Em seguida, digite os dados que forem solicitados, como o seu CPF;
- Resolva o problema de segurança gerado pelo site;
- Clique em “Consultar”;
- Após isso, veja os seus dados da Restituição;
Ao seguir os passos acima exemplificados, você terá acesso total as informações referentes ao pagamento e ao calendário Restituição IR 2020.
E com isso já ficar programado para quando for feito esse pagamento e ainda poderá saber qual será o valor que você irá receber em retorno da Receita Federal.